Saiu no Globo de 13/02/2011 (domingo)
Por Ronaldo D'Ercole e Aguinaldo Novo
De acordo com a matéria, os
investimentos em publicidade na internet cresceram 30% em 2010 no Brasil
atingindo R$ 1,25 bilhão. Desde 2007, os
anúncios digitais são os que mais crescem no país, e os recursos destinados
pelas empresas à comunicação na internet avançam a uma taxa média anual de 30%.
Esses resultados são devido a:
- Ascensão das classes C, D, e E
ao mercado de consumo e consequentemente a entrada desse público à rede;
- A mania das redes sociais;
- A chegada ao mercado de
tecnologias mais dinâmicas, como celulares e tablets.
Essa tendência, segundo a
reportagem, tende a garantir à internet fatias crescentes das verbas dos
anunciantes. Há uma estimativa pelo IAB de que a publicidade digital avançará
25% este ano.
Para se ter uma idéia do contexto
em que estamos falando, hoje os investimentos em publicidade no país é de 4,6%,
aliás, bem inferior dos EUA que representa 11% e da Alemanha, 14%.
Esse número brasileiro fica ainda
mais insignificante quando se considera o número de pessoas que acessam
internet no país (eram 73,7 milhões em 2010, mais que toda a população da
França). Mas como ficou subentendido, há uma subutilização da rede, inclusive
pelo governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário